terça-feira, 23 de junho de 2009

O Metrossexual da Rua da Praia

Já se vai longe o tempo dos janotas. Dos impertigados de Pelotas. Jovens esses, doutores, cultos, europeizados, usuários mais do cérebro do que dos músculos, incompreendidos pela peonada criando má fama no Brasil inteiro.

O século acabou. Estamos no terceiro milênio. Mas, a herança da segunda metade do século passado está viva. Século de Sean Connery - o eterno 007, dos Kennedys e Bill Clinton. De Brad Pitt e de David Beckham. De Magic Johnson e de Eddie Muphy.

A vaidadade é algo presente em todos os setores da natureza. Ou vamos nos esquecer da impecabilidade dos bigodes de Stalin e Hitler, do garbo de Winston Churchill ou dos terninhos dos Beathes, só para citar alguns exemplos.

Segundo o jornalista americano Mark Simpson, está surgindo um novo homem: o metrossexual. Metrossexual é uma palavra ampla. Na verdade não é uma palavra: é uma expressão. Várias conotações cabem nessa expressão: hétero da metrópole seria uma das. Os exagerados, com um pouco de maldade e bastante "pimenta no molho", cognominam de: um "gay" que gosta de fazer sexo com mulheres.

Cristiano é um deles. Loiro, alto, bonito e transbordando em sensualidade. Carrega um nome pomposo: Verlanquieri o que além de garantir a nacionalidade europeia, justifica os zeros à direita das suas contas bancárias. Trinta e cinco anos. Quase uma década vivida do outro lado do oceano. Cursos de aperfeiçoamento; vaga na direção da empresa da família, mas não fugiu da Rua da Praia ou Rua dos Andradas. Lembranças de quando saiu de Caxias do Sul. A universidade federal, os cursos de administração, economia e comunicação, os amigos, as amigas, são lembranças vivas alí na rua mais famosa dos gaúchos ou dos porto alegrenses.

Cristiano é homem. Hétero. Faz jus ao título dessa crônica. Gasta inimagináveis (para nós cidadãos e cidadãs comuns) fortunas com produtos para a preservação e o embelezamento do corpo. Tudo é adquirido em Paris assim como faz Chitãozinho da dupla Chitãozinho e Chororó, Marilia Gabriela, Reynaldo Giannecchini e outros.

Seu apartamento tem uma decoração primorosa. Há uma mistura de cores, frutos de queimas de neurônios com Sandra Guilherme, sua decoradora. Há predomínio de bege mas não há dispensa do azul neném e afirma que salmão, cor predominante na decoração do seu quarto foi a que mais se adaptou a sua personalidade.

Damali, um metro e oitenta de formosura trazida da África pelos seus antepassados; passista da "Samba Puro", da "Vai Vai" de São Paulo, da "Estação Primeira da Mangueira" do Rio de Janeiro e esticadas no Bloco Afro "Ilê Ayiê" da Bahia é a cabelereira de plantão. Montou um salão alí na Riachuelo, perto do Shopping. Nos "folhetins das bocas malditas" circulam "notícias" que o salão existe só para atendê-lo. Conhece mais de meia dúzia de paízes acompanhada de seu inseparável Mugabe, fruto de um grande baile, uma troca de sorrisos e grandes momentos de uma paixão. Além de acompanhá-lo nas viagens internacionais, ser sua amiga e confidente, tem que manter ouvidos atentos e celular sempre ligado para as emergências.

O metrossexual da Rua da Praia é gente. Educado, simpático e cousé. Principalmente quando o time do seu coração sai vitorioso. Paixão pelo "inter" é algo que ele não explica. Nem para os melhores amigos. Na sua empresa trata todos muito bem. Os colorados ele trata com uma atenção especial. Dia de jogo está lá no estádio. Em qualquer parte do Brasil ou do mundo. Marca sempre seus compromissos de acordo com a agenda do clube.

Cristiano gosta de bronzeamento. Artificial. Quando pode vai com seu carro, do ano ou do mês, já que troca de carro com grande freqüência a sua propriedade em Torres. Uma delas. Sol na praia só antes das 10h da manhã ou após as 16h. Não fuma e apaga da sua lista de amigos e amigas quem comete esse pequeno deslize.

A adrenalina no cérebro desse homem é algo constante. Gosta do desafio. É piloto amador de carros de alta velocidade. Tem brevê para pequenas aeronaves. Adora. Adora mesmo envolver altas quantias nas ofertas do dia dos bancos de butique.

As unhas tratadas e pintadas são obras de Luana, prima e sócia de Damali. As roupas são encomendadas nas griffes da moda. A ùltima do Cris (para os ìntimos), foi a contratação de Èrica. Nutricionista. A jovem vai orientar Dona Floriza, cozinheira de tempos idos, na elaboração de uma dieta mais balanceada e mais saudável.

Meu amigo é um cavalheiro. Adora abrir a porta do carro para as suas amigas ou namorada quando tem. Não permite sentar-se à mesa com uma mulher sem antes acomodá-la. Ah, ia me esquecendo: faz questão de pagar a conta.

Cristiano recusa rótulos. Para ele, tudo é sinal dos tempos. Não se reinvindica nem do "clube do bolinha", nem dos "mauricinhos" e muito menos dos "plínios". Diz ter a sensibilidade de um gato. Tem inúmeras amigas as quais trata muitissimamente bem mas sonha com um amor. Um verdadeiro, puro, leal e honesto amor. Espera encontrar uma. Apenas uma mulher que lhe ame. Para o resto da vida. Com eterna reciprocidade.

Cristiano espera encontrar a sua Fabiana. Talvez, quem sabe: na Rua da Praia.

Geraldo Potiguar do Nascimento - Dezembro/2003

9 comentários:

  1. Na verdade esse tal de cristiano vai viver a vida inteira procurando sua cara metade.Mas deixa ele sonhar com uma mulher que o ame para vida toda. vair morrer tisgo!.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ritinha,
    estou adorando você. O Cristiano tem tanta história que está se transfomando no meu primeiro romance. Ainda não sei se ele vai encontrar a sua "cara metade", pois é um homem solitário e covarde. Ama e é amado, mas não assume amor, nem ele e nem ela por causa das interferências das famílias. Quem viver, lerá. Deve sair em 2010 ou em 2011 como é a sugestão de um grande amigo. Mas que tem "pano-pra-manga" ah isso tem. Me procura no OrKut... vamos ser amigos virtuais Ritinha.

    ResponderExcluir
  3. Vai pai...
    Abraça-me
    Feito homem
    Tua presença
    Satisfaz-me
    Não faz mal
    Sentir
    Teu carinho
    Tua sensibilidade escondida,
    Nunca dita,
    Nem externada
    Mais sei que tens.

    Sei que preciso
    De tua firmeza –
    Com certeza –
    Ela
    Será
    Minha
    Afirmação.
    Poty – 09/09/2009

    ResponderExcluir
  4. Muito legal Poty. Seja muito bem vindo a Casa do Potiguar. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Nada

    Não dou nada
    Não faço nada
    Nada não faço
    Não faz nada

    Ando no nada,
    Ando sem nada...
    No nada eu fico

    Nado no nada...
    Nada nadando
    Fico nadando

    Fico sem nada
    Não quero nada

    O nada não é solução...
    Nada é o vácuo sem animação.

    Eu não tenho nada,
    Mas o nada está em mim...

    O nada toma conta de mim
    De mim ele toma conta e me decepciona...

    Vislumbro o nada no horizonte
    Poty – 09/08/2009

    ResponderExcluir
  6. Detenha-me

    Meus pensamentos são vorazes,
    Tão aguçados...
    Então me detenha!

    Hoje meu dia é de cão,
    Venha detenha-me!

    A situação é caótica
    Não deixe de me deter!

    Sou teu furor...
    Não tem como me deter!

    Serei teu juiz
    Sem prejuízo...
    Algoz de tua insatisfação

    Teu caso infernal
    Não tem nada anormal
    Neste mundo normal.

    ... Venha detenha-me!...

    Caberá a você deter-me!
    Caso contrário serei a tua penúria.
    Astúcia em minha detenção.
    Poty – 14/08/2009

    ResponderExcluir
  7. Recado

    Alguns escrevem um livro com lindas palavras, às vezes incompreensível que precisa até de um dicionário na cabeceira da cama, na mesa, onde estiver.
    Outro no jornal: na capa, na coluna social, na página policial.
    Tem os críticos de cinema, de teatro, de dança, de novela, até de tudo que aparece dão seu recado.
    Os analistas que analisam tudo.
    E os comentaristas nem se fala!
    Tem os que encenam, representam, cantam, interpretam, traduz e faz emocionar.
    Eu apenas mando meu recado por alguém, pelo pombo correio, por sedex, por e-mail e às vezes vou pessoalmente levá-lo.
    poty - 22/08/2009

    ResponderExcluir
  8. Liberte-se

    A mente tem que se soltar.

    Livre para voa.

    Deixar levitar a mente,
    O corpo não...

    ... é como a pluma no ar!...

    Quando a mente se solta,
    O corpo voa.

    Sinta-se livre!
    Sinta-se leve!

    Sinta-se como se fosse à ave a voar ao horizonte...
    Sem que perceba se há algo a atrapalhar...
    Quando voa nada atrapalha...
    Não tenha medo de fazer, reaja-o...
    Fuja dele, faça sua fantasia, seu desejos e não se re-crime...
    Desfrute de tua satisfação...
    Deixe ir embora à insatisfação.

    Aproveite enquanto há tempo...
    Poderá ser tarde quando quiser...
    Deixe fluir a mente.

    Sentimentos presos,
    Desejos que se encontram no calabouço...
    O mal é não realizar,
    Doente fica se não externar...
    Nem que seja no menor lugar...
    Não precisa o mundo saber,
    Apenas seja você.
    Poty – 22/08/2009

    ResponderExcluir
  9. Inspire-se

    Surge do nada...
    De alguma observação...
    De algo que chama atenção...
    D’um estalo,
    D’um olhar,
    De qualquer acontecimento...
    Fonte inspiradora, você mulher.
    Tudo há inspiração
    Solte a imaginação.
    Deixe teus sentimentos falar alto.
    Dance se for possível.
    Cante sem saber cantar.
    Escreva sem parar
    Para a inspiração não falhar...
    Inspire-se, não deixe para depois!
    Poty – 05/09/09

    ResponderExcluir